Avançar para o conteúdo

14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

A data foi instituída para reforçar a importância da prevenção da doença, feita com exames de rotina e práticas de vida saudável. Além disso, a data faz um alerta para as possíveis complicações e prejuízos à saúde que um diabético sem o controle de sua glicemia – taxa de glicose no sangue.

Reconhecida pela ONU como uma doença crônica de alto custo mundial, o Diabetes Melitus, vem apresentando crescente aumento entre os brasileiros.

O último VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), pesquisa do Ministério da Saúde feita por telefone em 26 estados e no Distrito Federal,  mostrou que mais da metade dos brasileiros (52,4%) está acima do peso e a obesidade é um dos principais fatores para o pré-diabetes e o diabetes tipo 2.

Atualmente, segundo dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional do Diabetes (IDF), cerca de 16,8 milhões de adultos têm a doença no Brasil. A projeção é que até 2030 esse número chegue a 21,5 milhões.
Tanto o pré-diabetes, quanto o diabetes, são difíceis de diagnosticar. A doença só apresenta sintomas quando já está instalada e avançada, como, por exemplo, sede excessiva, necessidade de urinar muitas vezes e em grande quantidade, visão borrada ou cansaço acentuado.

Quem tem diabetes, ou está pré-diabético, precisa de uma alimentação equilibrada, com horários estabelecidos e intervalos adequados entre as refeições. Recomenda-se melhorar o consumo de fibras, a partir de cereais integrais, frutas e vegetais, fracionar as refeições contando com fontes de proteínas com baixo teor de gordura e diminuir o uso de açúcares simples (sacarose) encontrados, por exemplo, nos doces, sucos, molhos e refrigerantes. Além dos cuidados com a alimentação, a prática diária de exercícios é um importante aliado, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento do diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *