Muitos alimentos escondem seu teor de sódio por traz do simples fato de não serem muito salgados. Mas o sabor não deve servir de único parâmetro para quantificarmos o sódio consumido. O sal de adição (sal de cozinha) possui o Cloreto de sódio em sua composição, ou seja, outras formas do sódio podem ser vistas e utilizadas, sem apresentar o sabor salgado.
A industria alimentícia utiliza em grande quantidade o sódio como conservante e realçador de sabor, também conhecido como glutamato monossódico. Esses produtos são largamente consumidos por todas as faixas etárias e são altamente deletérios à saúde.
Qual a recomendação de sódio para um adulto?
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que o consumo saudável do sódio fique abaixo de 2000mg/dia, para redução de risco cardiovascular e manutenção da Pressão Arterial. Isso representa 5g de sal (cloreto de sódio) por dia. Para isso, devemos consumir cerca de 3g de sal de adição por dia, e os 2g restantes, provenientes da alimentação naturalmente.
O Sal oculto nos alimentos
Fique longe de alimentos industrializados, lembre-se que alimentos naturais (carnes magras, leite e derivados magros e ovos) já possuem naturalmente Sódio em sua composição. Por isso, prefira temperos naturais, fique longe de snaks e salgadinhos, sopas e macarrão instantâneo, e evite o consumo de molhos, como o shoyu, e conservas como azeitonas, palmito, milho e ervilha.
Uma alimentação natural, sempre será a melhor opção, então aposte em lanchinhos saudaveis!
Desempacotar menos, descascar mais!
Cuide de sua saúde, cuide do seu coração!