Avançar para o conteúdo

Glicogênio Muscular – Qual sua importância?

O que é e qual a importância do Glicogênio Muscular na prática de atividade física?

O glicogênio muscular é um dos estoques de energia do nosso corpo. 

Consiste numa combinação de moléculas de glicose, o açúcar disponível no sangue, e fornece energia instantânea para os músculos durante a atividade física. Os carboidratos que ingerimos, após a digestão, são armazenados no nosso organismo sob a forma de glicogênio hepático (no fígado) e glicogênio muscular (nos músculos). 

O glicogênio hepático tem como função a manutenção da glicemia (taxa de glicose no sangue) entre as refeições. Funciona como uma reserva de glicose para ser usada por outros tecidos. 

Já o glicogênio muscular é usado pelo próprio músculo, como fonte de energia na contração muscular (nas atividades diárias e durante a prática de exercícios).Saber controlar os estoques de glicogênio é fundamental para 3 grandes benefícios: Promover a lipólise (principalmente para quem está em processo de perda de gordura corpórea), promover o anabolismo muscular (já que o músculo armazena glicogênio e isso ajuda a dar volume ao mesmo, tanto porque cada molécula de glicogênio atrai 2 ou 3 de água juntamente) e também para evitar o catabolismo muscular.

Durante um esforço prolongado, o glicogênio muscular é a fonte de energia que assegura um bom rendimento durante toda a prova (ou treino). 

A capacidade de preencher e maximizar estas reservas está limitada geneticamente e, na sua maioria, os atletas de lazer ainda não conseguem tirar o maior proveito dela. Por isso, algumas estratégias nutricionais devem ser adotadas para tirar o melhor proveito das reservas de glicogênio muscular, ter melhor desempenho e consequentemente, melhores resultados.

#dicadanutriprimoreira

Consuma carboidratos antes e após o treino, garantindo estoques para a atividade e para repor os estoques utilizados. Procure não consumir carboidratos simples em excesso ao longo do dia (para evitar o efeito rebote da insulina), procure associá-los a outros alimentos que dificultem a digestão e absorção. 

A suplementação de carboidratos pode ser usada para o pré, intra e pós treino, dependendo do tipo e objetivo do treinamento.

Para que possamos realizar atividades físicas de maneira intensa e adequada com o máximo de intensidade, é imprescindível que nossos estoques de glicogênio estejam abastecidos. 

A recuperação completa dos estoques de glicogênio pode ser de até 48 horas, dependendo do indivíduo e da INTENSIDADE da atividade física realizada. 

Esse é um dos motivos que levam muitos profissionais de educação física recomendar que, na musculação, o repouso seja de 48h para cada grupamento muscular trabalhado.

Não utilize suplementos sem acompanhamento profissional. Pode fazer mal a saúde e ao bolso também! $$$

https://wa.me/c/5511995388439

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *