Avançar para o conteúdo

Era para ser uma tarefa fácil, afinal de contas, são tantos pacotes coloridos nas prateleiras! Todos com alguma expressão do tipo “fonte de fibras”, “cereal integral”, “light”, “saudável” etc. Pois bem… não é tão simples assim escolher o pão certo (ou menos errado, já que trata-se de um produto processado/industrializado). Alguns pontos precisam ser observados no momento da compra, até mesmo para não “comprar gato por lebre”. A maioria dos pães comercializados como INTEGRAIS não são feitos apenas com cereais integrais, o que os torna nada menos que um pão branco adicionado de algum farelo que lhe confira APARÊNCIA DE INTEGRAL. Mas como identificar o pão 100% integral?

1. Algumas marcas declaram essa informação na embalagem, com a expressão “100% integral”, o que facilita um pouco mais no momento da escolha.

2. Observe sempre a lista de ingredientes. Ela esta descrita do ingrediente que esta presente em maior quantidade, para o de menor quantidade. Assim, já é possível perceber se o principal ingrediente (farinha de trigo na maioria das vezes) é integral ou não. Se o primeiro ingrediente for “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico” [farinha branca], você certamente não estará com um pão 100% integral nas mãos. 

Outros itens importantes a serem observados são a presença de gordura vegetal hidrogeada [gordura trans] e a presença de açúcares. 

O açúcar pode ainda vir “fantasiado” para que você não o reconheça, por isso é importante estar atento a quantas vezes ele aparece nos ingredientes como açúcar, açúcar mascavo, açúcar invertido, mel, melado, maltodextrina etc. Sim, ele está ali para conferir sabor e textura, para tornar o “terrível pão integral” algo “tragável” para a maioria das pessoas que conheço. Mas vamos combinar, não vale se enganar ok?! Se for para comprar aquele pão integral XYZ, com frutas, amêndoas carameladas, mel, melado e mashmelow, volta pro pão francês e vai ser feliz, beleza?! 

Já existem marcas no mercado que, além de 100% integral, não adiciona gorduras e açúcares ao pão [Graças a Deus]. Mas se você tem a opção e disponibilidade para fazer seu próprio pão 100% integral, ou opções equivalentes, melhor ainda!

Cada caso é um caso, e cada objetivo requer uma atenção diferente. Se a ideia é aumentar fibras, diminuir gorduras trans açúcares, vá em frente, use as dicas e não compre o produto errado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *