Avançar para o conteúdo

A ideia de substituir o pão branco pela tapioca não é nenhuma novidade, mas foi a moda das dietas sem glúten que a fez ganhar fama de aliada da boa forma. 

👍Ela é rica em carboidratos, não tem glúten, sódio e gordura. 

👎Por outro lado, é POBRE EM FIBRAS, PROTEÍNAS e é um alimento de ALTO ÍNDICE GLICÊMICO (IG). 

O índice glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos, pois cada tipo “entra” na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Um alimento com baixo índice glicêmico, como a batata doce, tem liberação lenta, com poucas alterações glicêmicas. Já um alimento com alto índice glicêmico, como a tapioca, tem liberação rápida e provoca uma HIPERGLICEMIA. Este quadro estimula a liberação do hormônio insulina, visando controlar os níveis glicêmicos. Dependendo da quantidade de alimentos de alto índice glicêmico que comemos, pode ocorrer uma HIPOGLICEMIA DE REBOTE. O IG de uma tapioca de 50g é 115, enquanto de um pãozinho é de 101. Mesmo tendo um alto IG, quando consumida junto com alimentos ricos em FIBRAS e PROTEÍNAS não provoca a hiperglicemia, pelo menos não tão intensamente. Para controlar o IG de uma refeição com tapioca, a dica é rechear a massa com proteínas (frango, ovos, atum) e um pouco de fibras (vegetais e sementes trituradas).
De um modo geral, a tapioca é uma boa alternativa para substituir o pão branco, por ter rápida digestibilidade, menos calorias e nada de sódio. Mas sempre recomendo associar seu consumo a alimentos que diminuam sua carga glicêmica. #dica Para fazer uma tapioca coloque 2 colheres de sopa de polvilho/goma + 1 colher de sopa de linhaça triturada. Essa estratégia ajuda a diminuir a velocidade de digestão e consequentemente absorção do carboidrato (diminui a CARGA GLICÊMICA da refeição).

Antes de adicionar ou excluir algum alimento do seu cardápio é importante verificar se a “Dieta da Moda” tem todos os nutrientes que o seu corpo precisa. Na dúvida, #procureumnutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *