Avançar para o conteúdo

Como controlar a “Fome Noturna”?
Se você, assim como a maioria das pessoas que conheço, queixa-se da fome noturna, vale à pena dar uma conferida👇👇

“…mas eu não sei porque engordo/não emagreço! Eu não como nada!”
“…não tomo café da manhã, não consigo comer até a hora do almoço…”
“…mas aí, quando chego em casa e relaxo, perco o controle e como tudo que vejo pela frete…”
“… não janto, não tenho esse hábito, só tomo um “café com leite…” que por sinal vem acompanhado de pães, bolachas, bolos, frutas e o que mais tiver na geladeira… Essas frases são campeãs, mas o que pouca gente imagina é que, essas atitudes geram queda do metabolismo e o aumento incontrolável do apetite posteriormente.

O desejo incontrolável por doces e comidas à noite pode ser reflexo da BAIXA QUALIDADE ALIMENTAR DURANTE O DIA. Daí a importância de fracionar (dividir) sua dieta em 5-6 refeições ao dia ou mais, dependendo de seu objetivo. 

O estabelecimento de rotina é fundamental, por isso faça o planejamento do seu dia levando com você os itens que irão compor suas refeições e lanches intermediários. 

#dicadanutri 👉Leve sempre um ou dois itens a mais (dos itens que compõe os lanches intermediários) para prevenir atrasos nas principais refeições.

👉Sua primeira refeição deve ser ao acordar, e a partir daí obedecer a uma rotina a cada 2 a 3 horas. Não passe mais do que 3 horas sem se alimentar.
👉Muito embora o metabolismo trabalhe mais lentamente após as 18 horas, o jantar deve ser uma refeição tão completa quanto o almoço, variando em sua composição dependendo do objetivo, MAS JAMAIS DEVE SER RETIRADO DA DIETA.

👉Evite consumir alimentos ricos em CARBOIDRATOS SIMPLES, pois os mesmos aumentam rapidamente a glicemia, gerando aumento na produção e excreção de insulina. A insulina jogada na corrente sanguínea faz com que a glicemia caia novamente e a fome volta a aparecer muito mais rápido. Por isso, recomendo sempre associar ao alimento rico em carboidrato, fontes de fibras, gorduras saudáveis e proteínas, para diminuir a velocidade de absorção de carboidratos e consequentemente aumentar o tempo de saciedade. Se mesmo com todos os cuidados citados o “comer noturno” for incontrolável, procure conhecer o real motivo dessa fome, o auxílio de um terapeuta ou psicólogo é muito bem vindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *