Avançar para o conteúdo

Hipertensão Arterial – mitos e verdades

É muito comum as pessoas associarem benefícios a alguns alimentos e “demonizarem” outros.

Com as doenças cardiovasculares não poderia ser diferente.

Chamamos de pressão alta ou hipertensão arterial quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte, ficando acima dos limites considerados normais: Pressão Arterial Sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e/ou Pressão Arterial Diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg. A ingestão elevada de sódio tem se mostrado um fator de risco para a elevação da pressão arterial, e consequentemente, da maior prevalência de hipertensão. De maneira inversa, o aumento na ingestão de potássio reduz os níveis pressóricos, justificando a importância de manter uma dieta equilibrada, onde o consumo de frutas, legumes, verduras sementes e cereais integrais, estejam presentes diariamente.
Dados publicados pelo Vigitel 2021 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) cujo objetivo é monitorar a frequência e a distribuição dos principais fatores de risco e de proteção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, demonstrou aumento da incidência da hipertensão arterial (26,3%) e do sobrepeso (57,2%) e da obesidade (22,4%), em paralelo com 18,2% das pessoas tendo consumido 5 ou mais ultraprocessados no dia anterior ao inquérito, 14% consumindo refrigerantes ou sucos artificiais em 5 ou mais vezes por semana, 1 em cada 6 adultos não fazendo nenhuma atividade física, e 66% da população com mais de 3 horas diárias em frente a telas.

Para a prevenção e tratamento da hipertensão arterial recomenda-se limitar o consumo de carnes ultraprocessadas, como linguiça, salsicha, hambúrgueres, nuggets e stakes, molhos e condimentos artificiais, como molho shoyu, molho inglês, maionese, caldos concentrados, sopas e macarrão instantâneo, biscoitos e snaks salgados. Além da medidas dietéticas, a pratica de exercícios físicos é um forte aliado.

No texto abaixo eu listei algumas perguntas e respostas sobre alimentos e petiscos para prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial.

– Quais são os cuidados que quem tem hipertensão necessita com a alimentação?

A tratamento de indivíduos com hipertensão arterial pode ser beneficiado com maior consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura e cereais integrais, além de consumo moderado de oleaginosas e redução no consumo de gorduras, doces e bebidas com açúcar e carnes vermelhas. Concomitante a isso, é importante manter o controle do sódio dietético, presente no somente no sal de cozinha, mas nos alimentos industrializados.

– Vale a pena investir nas oleaginosas nos lanches intermediários? Quais são as recomendações?

As oleaginosas são excelentes opções para compor os lanches de pessoas com hipertensão arterial, pois possui excelente quantidade de vitamina E, magnésio, potássio e ômega 3, que colaboram com o controle da pressão arterial e com a saúde cardiovascular. Porém, é importante ter atenção às quantidades consumidas, já que são alimentos com alto teor calórico (1 colher de sopa tem em média 90kcal), além disso, é importante consumi-las sem sal.

– O chocolate amargo está liberado?

O chocolate amargo contém nutrientes antioxidantes que podem contribuir com o controle da pressão, em especial os favonóides.  É importante lembrar que o consumo de chocolate acrescenta calorias à dieta, que precisam ser equilibrados com algum grau de restrição alimentar, para dessa forma não acarretar prejuízos ao controle de peso corporal.

– A pipoca pode ser uma opção saudável para hipertensos?

A pipoca, por ser um alimento natural e rico em fibras, é sim uma excelente opção de lanche saudável. Porém, destacam-se três pontos importantes a serem considerados no consumo da pipoca. O primeiro deles é a quantidade, uma vez que se trata de uma fonte de carboidratos que, quando consumidos em excesso podem gerar aumento do açúcar no sangue (glicemia) e, em longo prazo, aumento de peso corporal (100g de pipoca sem óleo tem em média 328kcal – fonte Yoki). A gordura adicionada ao seu preparo ou consumo também precisam ser dosadas, já que a oferta calórica das gorduras é alta, fazendo o valor calórico da porção de pipoca aumentar consideravelmente (em 100g de pipoca feita em óleo temos em média 448Kcal – fonte Tabela TACO). Outro ponto importante é a quantidade de sal adicionada. A quantidade recomendada de sal é de 5g ao dia para um adulto saudável, e cada sachê de sal tem 1g. A pipoca oferecida no cinema é uma grande vilã para o individuo com hipertensão, uma vez que a maioria das bombonieres das redes de cinema utilizam preparados com sabor que já contém sal, e ainda oferecem a opção de adição de manteiga ou creme de queijo que também contem sal. [Em minhas pesquisas, ainda pude constatar que o único a divulgar a tabela nutricional dos produtos é o Cinemark, e mesmo assim, a quantidade de sódio e gorduras apresentadas na tabela são completamente duvidosas]

– E as frutas secas?

As frutas secas podem ser ótimas opções por conterem, assim como nas frutas frescas, ótimas quantidades de vitaminas e minerais. É importante atentar-se a quantidade, já que nas frutas também encontramos uma boa fonte de carboidratos, e frutas secas, pelo seu menor volume, tendem a ser consumidas em maior volume.

– Os hipertensos podem comer torradas? Quais são os acompanhamentos recomendados?

As torradas e pães integrais são boas opções de lanche, especialmente as que concentram em seus ingredientes uma quantidade maior de fibras. Ótimas opções de acompanhamento são queijos e cremes de queijo com baixo teor de sódio, tais como o creme de ricota, cottage e minas frescal light.

– Iogurte com fruta é uma boa opção?

Hipertensos podem se beneficiar dos componentes dos produtos lácteos desnatados, como a proteína do soro do leite (whey protein), os fosfolipídios da membrana dos glóbulos de gordura, o cálcio, o magnésio, o potássio e os probióticos. Associado ao consumo de frutas, alimentos que fornecem importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais, os iogurtes, colaboram com o funcionamento intestinal adequado, que pode otimizar a absorção de vitaminas e minerais, capazes de promover o equilíbrio e/ou a redução da pressão arterial.

– É melhor evitar biscoito de polvilho e salgadinhos industrializados? E os cookies?

O consumo de biscoitos de polvilho merece cuidado na quantidade, já que em uma porção de 30g temos em média 310mg de sódio (o pacote de 200g pode chegar a ter 2060mg de sódio – Cassini – a recomendação diária recomendada pela OMS e SBC é de 2000mg de sódio ao dia). O mesmo deve ser observado no consumo de salgadinhos. As versões de salgadinhos de milho, por exemplo, em uma porção de 25g temos em média 270mg de sódio (o pacote de 280g pode chegar a ter 3020mg de sódio – Cheetos). Com relação aos cookies, a quantidade de sódio não é grande, porém a concentração de açúcares e gorduras merece atenção, para prevenção de  outras doenças cardiovasculares e metabólicas, como diabetes mellitus e aterosclerose.

– E as barrinhas de cereais?

De maneira geral, o teor de sódio das barrinhas de cereal não é elevado, não tornando esse um alimento de risco para indivíduos hipertensos. Mas pensando nesse alimento como uma estratégia saudável, precisamos ficar atentos ao teor de açúcar e gorduras que podem estar presentes nos ingredientes. A orientação sempre é de preferir o cereal integral, como aveia ou granola sem açúcar.

– Qual a recomendação para pão de queijo?

A receita tradicional de pão de queijo tem como ingrediente principal o queijo curado, que é um queijo salgado e rico em gorduras. Mas ainda assim o teor de sódio não é tão elevado, podendo ser comparado a outros tipos de pães, então recomenda-se apenas o consumo consciente e equilibrado.

https://wa.me/c/5511995388439

Referência: Barroso WKS, Rodrigues CIS, Bortolotto LA, Mota-Gomes MA, Brandão AA, Feitosa ADM, Machado CA, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq. Bras. Cardiol. 2021;116(3):516-658.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *